segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Jean Wyllys explica: o discurso do papa Bento XVI

23/01/2012 - 18:57

1) O QUE O PAPA DISSE:
No dia 09/01/2011, o papa Bento XVI declarou em discurso a seu corpo diplomático (grifos nossos):
“Para além de um objectivo claro, como é o de levar os jovens a um pleno conhecimento da realidade e, consequentemente, da verdade, a educação tem necessidade de lugares. Dentre estes, conta-se em primeiro lugar a família, fundada sobre o matrimônio entre um homem e uma mulher; não se trata duma simples convenção social, mas antes da célula fundamental de toda a sociedade. Por conseguinte, as políticas que atentam contra a família ameaçam a dignidade humana e o próprio futuro da humanidade.”
 2) O QUE ISSO QUER DIZER:
A hierarquia da Igreja católica tem uma linguagem metafórica própria, como qualquer outro grupo social. Quando eles falam em “defesa da vida”, estão, em realidade, se referindo ao aborto; quando falam em “defesa da família”, estão se referindo ao casamento homossexual (algumas décadas atrás, estavam se referindo ao divórcio). Se o papa fala de “família fundada sobre o matrimônio entre um homem e uma mulher” e, logo depois, na mesma frase, ele fala em “políticas que atentam contra a família”, todo o mundo sabe que ele estava se referindo ao casamento entre homossexuais.
O discurso do dia 09 é totalmente contextualizado. Em outras ocasiões, o papa já falou claramente a mesma coisa e com palavras mais diretas quando assinou documentos do Vaticano contra o casamento civil entre pessoas do mesmo sexo e em outras declarações mais recentes. Além disso, O papa não estava falando só para os católicos, mas também para as manchetes dos jornais do dia seguinte e, através delas, para os governos de todos os países do mundo onde o casamento civil entre pessoas do mesmo sexo é legal ou está sendo debatida sua legalização, em mais uma tentativa de a Igreja exercer pressão sobre governos, deputados, senadores, e a mídia em geral. Bento XVI é o principal ideólogo da Igreja contra o casamento gay.
3) A POSIÇÃO DE JEAN WYLLYS:
Jean Wyllys insurgiu-se contra as declarações homofóbicas do papa. Quando o papa disse publicamente que o casamento homossexual “ameaça o próprio futuro da humanidade”, ofendeu e desrespeitou, na sua dignidade humana, milhões de pessoas homossexuais no mundo inteiro.
Jean Wyllys respondeu a isso e ratifica cada uma de suas palavras. Mas Jean nada disse contra os católicos nem contra os fiéis de qualquer outra religião. Jean Wyllys sempre defendeu a liberdade religiosa e sempre respeitou todas as crenças.
Talvez para entender melhor, façamos o seguinte exercício: imaginem se uma pessoa tivesse dito que “os brasileiros são uma ameaça contra a humanidade”… qualquer um de nós se sentiria insultado, ofendido, magoado, não é? Bom, foi algo semelhante que o papa Bento XVI fez, porém em relação aos homossexuais. A reação de Jean Wyllys foi em defesa da dignidade das pessoas com orientação sexual diferente da “norma”, porque, mesmo diferentes, essas pessoas também são seres humanos.
Ao longo da história da humanidade, em todas as épocas, em todos os continentes e em todas as culturas, sempre houve homossexuais e heterossexuais. E isso não vai mudar. O que deve mudar, sim, é que uns e outros tenham os mesmos direitos civis. A proposta do casamento civil igualitário só faz isso: iguais direitos civis para todos os casais, sejam do mesmo ou de diferente sexo.
Saiba mais:
Site pelo casamento civil igualitário – www.casamentociviligualitario.com.br
Facebook em apoio ao casamento civil igualitário – www.facebook.com/casamentoigualitario
Facebook de Jean Wyllys: www.facebook.com/jean.wyllys

Nenhum comentário:

Postar um comentário