domingo, 27 de novembro de 2011

II Encontro Fé e Política buscará fortalecer luta por justiça social

25.11.11 - BOLÍVIA
II Encontro Fé e Política buscará fortalecer luta por justiça social




Camila Queiroz *

Adital -
Entre os dias 1º e três de dezembro ocorrerá, na capital da Bolívia, La Paz, o II Encontro Fé e Política, com o título Teologia das resistências e alternativas. Entre os objetivos, avançar na articulação regional por justiça social, promover encontro de vertentes de reflexão teológica latino-americana e dar voz às comunidades em resistência. De acordo com comunicado do encontro, é necessário avançar na articulação da resistência e construir alternativas contra a injustiça, a exclusão, o conflito. Nesse sentido, o evento também se propõe a abrir espaço para a expressão das comunidades, que travam resistência em arenas como dignidade dos territórios e das mulheres e homens afrodescentes, mestiços e indígenas.
Para fortalecer a fé transformadora, o momento realizará encontro de vertentes teólogicas latino-americanas, assim como pretende avançar na construção de relações "macroecumênicas", entre as igrejas cristãs, religiões diversas e expressões inclusive de não crentes religiosas que também lutam em defesa da vida humana.
Por fim, entre os objetivos está reverenciar a memória daqueles que dedicaram a vida à luta por justiça e acabaram sendo vítimas de assassinatos e desaparições.
Ainda segundo o texto, haverá um "fio condutor" perpassando as reflexões do evento. "Nossos países, onde comunidades se negam à exploração, à resignação diante das pretensões nacionais e transnacionais de tomar suas terras, sua pacha mama, por meio da extração mineira, o desenvolvimento de agronegócios, de obras de infraestrutura, de projetos de desenvolvimento energético, de projetos excludentes de telecomunicações", assinalam.
Convocado por Organização de Mulheres "Juana Azurduy de Padilla", Projeto Saúde Materno Infantil, Assembleia Permanente de Direitos Humanos da Paz, Bolívia SICSAL "Luis Espinal", Fundação Povo Índio, Equador Comissão Intereclesial de Justiça e Paz, Colômbia, a segunda edição do Encontro se mostra como continuidade da primeira, ocorrida em abril de 2010.
"Este sonho, em meio das muitas dificuldades econômicas, se faz realidade como um importante passo na busca do encontro entre as diferentes vertentes de fé religiosa e de cosmovisões que motivam as práticas transformadoras até a construção da justiça social, da SUMAJ KAMAÑA - SUMAJ KAMAÑA ou Bem Viver, em uma compreensão da fé como força profundamente motivadora e doadora de sentido e em uma compreensão da política como busca do bem comum", declaram.
As organizações explicaram ainda a escolha da Bolívia, por ser um país "onde as resistências conseguiram converter-se em alternativa, animada pela força da espiritualidade Aimara, e cristã, de tantas e tantos que puseram em risco a própria vida, para construir uma Bolívia na que todas e todos pudessem viver em condições de dignidade".

Nenhum comentário:

Postar um comentário